“Ku-Rhula” acolhe palestra sobre Procteção de crianças na Internet

“Ku-Rhula” acolhe palestra sobre Procteção de crianças na Internet

No âmbito das comemorações do Mês da Criança, com o lema: por um ambiente Digital Seguro para a Criança, o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação INTIC,IP realizou hoje, 13 de Junho em curso, das 09 ás 10 horas, uma palestra sobre Protecção da Criança na Internet. O evento teve lugar na Escola Primária Kurhula, no Distrito Municipal Ka-Maxakene, cidade de Maputo e envolveu professores, alunos, encarregados de educação, quadros do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, representantes do Ministério da Criança, Género e Accão Social, dentre outros intervenientes.


Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em coordenação com o Ministério da Criança Género e Accão Social que visa consciencializar as crianças de vários quadrantes da sociedade sobre as boas práticas do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da Internet.

A palestra foi orientada pela Chefe do Departamento de Regulação Central no INTIC, IP, Dra. Natércia Chissaque tendo juntado pouco mais de 900 alunos de diferentes classes, na qual foram destacados os perigos da internet e fornecer orientações para proteger as crianças de possíveis ameaças online.

Durante a apresentação, foram abordados diversos tópicos como o uso seguro das redes sociais, os perigos do compartilhamento excessivo de informações pessoais, o cyberbullying e os riscos de se comunicar com desconhecidos na internet. A palestrante forneceu informações práticas para ajudar as crianças a proteger sua privacidade e identidade online, além de encorajar a denúncia de qualquer actividade suspeita ou ameaçadora. A participação activa dos alunos foi incentivada por meio de discussões interativas e de perguntas e respostas.


A participação activa dos alunos foi incentivada por meio de discussões interativas e de perguntas e respostas.
O final da palestra a Directora daquela unidade de ensino, Dra. Tereza Finiosse Muahio enfatizou o papel do professor na promoção da segurança da criança no espaço cibernético, tendo expressado sua gratidão pela realização da palestra. “Foi um passo importante para consciencializar a comunidade escolar sobre a segurança online e equipar as crianças com conhecimentos essenciais para protegerem-se no mundo virtual. Esta iniciativa destaca a necessidade contínua de educação em matérias de segurança cibernética para garantir um ambiente online seguro para as crianças”. Disse.

Esta iniciativa vai abranger mais escolas a nível Nacional como forma de massificar a difusão de boas práticas de uso de Internet em crianças, o que vai prevenir a esta camada de crimes decorrentes do uso da Internet, com destaque para extorsão, exploração sexual, sequestros, chantagens pornografia infantil, dentre outros.

Comments are closed here.