INTIC reafirma compromisso com a promoção de uma Internet mais segura em Moçambique
O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC, IP) reafirmou, nesta terça-feira,10 de Fevereiro, em Maputo, o seu compromisso com o reforço da segurança cibernética e a promoção de um ambiente digital seguro, inclusivo e confiável, no âmbito da cerimónia de lançamento da Comemoração do Mês da Internet Mais Segura.
Falando no acto de encerramento da cerimónia de lançamento da comemoração do Mês da Internet Mais Segura, a Administradora Executiva para o Pelouro Corporativo do INTIC, Zulmira Macamo, destacou que a iniciativa constituiu um momento de reafirmação do compromisso do Estado moçambicano e dos seus parceiros na construção de um espaço digital que proteja os cidadãos, promova a confiança no uso das tecnologias e contribua para o desenvolvimento sustentável do país.
Segundo a responsável, as mensagens partilhadas durante o evento demonstram que a segurança cibernética vai além de uma dimensão técnica, assumindo-se como um imperativo estratégico, social e humano, que exige coordenação institucional, responsabilidade colectiva e envolvimento activo de todos os sectores da sociedade.



Zulmira Macamo reiterou o papel central do INTIC na coordenação técnica nacional da segurança cibernética, através do CSIRT Nacional, do fortalecimento da Rede Nacional de CSIRTs e da implementação consistente da Política Nacional de Segurança Cibernética e da respectiva Estratégia de Implementação.
“O sucesso da iniciativa depende da união de esforços entre o Governo, o sector privado, a academia, a sociedade civil, os parceiros de cooperação e os cidadãos, como forma de responder, de maneira eficaz, aos riscos e desafios do ambiente digital”, disse Macamo.
Encerando sua intervenção, Zulmira Macamo agradeceu aos principais intervenientes na construção de uma Internet mais segura, com destaque para o Ministério das Comunicações e Transformação Digital, ao Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e aos parceiros nacionais e internacionais pelo apoio contínuo no fortalecimento da segurança cibernética em Moçambique.
A cerimónia marcou oficialmente o início da Comemoração do Mês da Internet Mais Segura, reafirmando a convicção de que a transformação digital só será plenamente alcançada num ambiente digital seguro, resiliente e centrado na protecção do cidadão.
Comments are closed here.