INTIC promove workshop sobre medidas de segurança cibernética para os sectores público e Pequenas e Medias Empresa

INTIC promove workshop sobre medidas de segurança cibernética para os sectores público e Pequenas e Medias Empresa

INTIC promove workshop sobre medidas de segurança cibernética para os sectores público e Pequenas e Medias Empresa

O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) vai realizar, na próxima segunda-feira, 13 de Outubro de 2025, um workshop de consulta pública sobre o Guião Técnico e as Directrizes de Segurança Cibernética, destinado a entidades do sector público e às Pequenas e Médias Empresas (PME).
Esta actividade enquadra-se no âmbito da Resolução nº 69/2021, de 31 de Dezembro, que aprova a Política Nacional de Segurança Cibernética (PENSC) e a respectiva Estratégia de Implementação.

A PENSC, disponível no site oficial do INTIC (www.intic.gov.mz), tem como principal objectivo fortalecer as capacidades técnicas e operacionais do país na prevenção e mitigação de incidentes cibernéticos.

De acordo com Sérgio Guivala, Chefe do Departamento de Segurança Cibernética no INTIC e Coordenador da Equipe Nacional de Resposta a Incidentes Cibernéticos (CSIRT), Moçambique tem registado avanços significativos na adopção de medidas voltadas para a protecção do espaço digital nacional. “Esses progressos incluem a consolidação do quadro legal e regulatório, a adopção de soluções técnicas e operacionais, o desenvolvimento de competências internas e o reforço da cooperação internacional”.

“No sentido de consolidar estas conquistas, o INTIC pretende aprovar um Guião Técnico que estabelece Directrizes de Segurança Cibernética. O documento tem como finalidade orientar instituições do sector público, o meio académico e o sector privado com especial atenção às PME a melhorar a sua postura de segurança digital”, disse Guivala.
Durante o workshop, será apresentada a proposta do Guião Técnico com as respectivas directrizes, com destaque para a sua aplicabilidade no contexto das pequenas e médias empresas.

A sessão incluirá ainda momentos de debate e recolha de contribuições dos participantes, bem como a socialização de um comunicado e de uma directriz específica voltada para melhoria dos mecanismos de protecção das identidades digitais nas redes sociais.

Com esta iniciativa, o Governo reforça a sua determinação em promover uma cultura nacional de segurança cibernética, resiliente e abrangente, num contexto em que os riscos e ataques no espaço digital se tornam cada vez mais complexos e frequentes.

Comments are closed here.