“INTIC participa em workshop regional sobre ecossistemas verdes e startups digitais em Nairobi”

“INTIC participa em workshop regional sobre ecossistemas verdes e startups digitais em Nairobi”

O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) marcou presença no Workshop Regional Atrair Investimentos e Operacionalizar a Reforma das Políticas de Startups no Contexto Digital da África – Ecossistemas Verdes” realizado entre os dias 3 e 5 de Dezembro, na cidade de Nairobi, Quénia.

Representado por Laisse Mucavele, Director da Divisão de Licenciamento e Certificação Digital, o INTIC participou de debates que reuniram reguladores, investidores, gestores de fundos, fundadores de startups e parceiros internacionais. O principal foco do evento foi encontrar soluções práticas que aproximem as políticas públicas dos instrumentos financeiros, visando dinamizar o ecossistema tecnológico africano.

Neste cenário de rápida expansão no continente, as startups enfrentam desafios significativos na obtenção de capital, especialmente nos estágios iniciais. Nesse contexto, o INTIC levou sua visão regulatória nacional para os Diálogos Paralelos do workshop, defendendo a importância de políticas regulatórias previsíveis, processos de licenciamentos claros, classificações eficientes para startups e reformas fiscais que incentivam o investimento de risco em projectos tecnológicos emergentes.

Além disso, o representante do INTIC compartilhou sua experiência enquanto Autoridade Reguladora de TICs, destacando a urgência em harmonização regulatória entre países africanos, o fortalecimento da confiança digital e a criação de mecanismos públicos para mitigação de riscos, cruciais para atrair investidores institucionais e fundos internacionais.

As recomendações extraídas do workshop poderão influenciar iniciativas do Global Gateway, Smart Africa e AEDIB 2.0, fortalecendo a parceria entre África e União Europeia para promover o desenvolvimento digital sustentável no continente.

Com essa participação, o INTIC reforça seu compromisso de fortalecer o ambiente regulatório moçambicano, apoiar o empreendedorismo digital e contribuir para o crescimento de um ecossistema de inovação robusto e integrado em toda África.

Comments are closed here.