O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) participou da 1ª edição do HUB de inovação de 2024, que decorreu no dia 12 de Junho de 2024, com o tema “pagamentos Digitais e Carteiras Virtuais: Desafios e Oportunidades”. O evento foi decorreu no formato virtual.
O evento, organizado pelo Banco de Moçambique (BM), tinha como objectivo, buscar soluções para a mitigação dos desafios e oportunidades em torno dos pagamentos digitais e carteiras virtuais, assim como promover a troca de experiências e debates sobre os desafios que carecem de abordagens para garantir a sua ampla adopção e segurança nos pagamentos digitais e carteiras virtuais.
O INTIC foi representado pelo Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane e pelo Director da Divisão de Licenciamento e Certificação, Eng Laisse Mucavele, na qualidade de orador do Painel II com o tema: Regulamentação sobre o Registo e Licenciamento de Provedores Intermediários de Serviços Electrónicos e de Operadores de Plataformas Digitais.
Em jeito de notas introdutórias Lourino Chemane destacou a importância da interoperabilidade e identidade digital no contexto moçambicano, propondo reflexões conjuntas para harmonizar as iniciativas de interoperabilidade no país.
Por sua vez, Laisse Mucavele durante a sua apresentação categorizou as plataformas digitais em seis, nomeadamente: a do mercado digital, de pagamento, de comunidade online, comunicação, repositório e pesquisa.
Laisse frisou também que o presente regulamento visa proteger e estabelecer os devidos limites no uso dessas ferramentas, tomando em consideração a necessidade de segurança de protecção do cidadão e da soberania no geral e de prestação de serviços digitais seguros e de confiança em Moçambique.
Comments are closed here.