INTIC e H2N refletem sobre o empoderamento juvenil através do desenvolvimento de competências tecnológicas e criativas
O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicações (INTIC) recebeu, no dia 3 de Setembro do corrente ano, em suas instalações, representantes da Associação H2N, uma organização não governamental moçambicana sem fins lucrativos, estabelecida em 2017 e sediada em Maputo, com representações na Beira, Mocuba, Nampula e Pemba.
O encontro, dirigido pelo Director da Divisão de Governação Digital do INTIC, Dr. Eugénio Macumbe, colaboradores do INTIC e representantes da H2N, teve como objectivo identificar sinergias entre as duas instituições, fortalecer a cooperação, definir actividades conjuntas a serem desenvolvidas em curto, médio e longo prazo, e elaborar um Memorando de Entendimento para formalizar a parceria no contexto da Transformação Digital.
Por sua vez, Eugénio Macumbe abordou sobre os diversos instrumentos legais e regulamentares existentes e em elaboração que visam estabelecer um ambiente propício para a Transformação Digital, com ênfase na Política e Estratégia da Sociedade de Informação, cujo ciclo terminou em 2024, e a Estratégia Nacional de Transformação Digital e a Lei de Protecção de Dados em curso no INTIC.


Durante o encontro, a Directora de Programas da H2N apresentou a organização e explicou o Projecto CRP IV – Acelerador Juvenil da H2N, uma iniciativa financiada pela Embaixada da Noruega com duração de três anos. O projecto visa fortalecer o acesso à informação, a inclusão de pessoas com deficiência, a participação comunitária e a transformação digital por meio de rádios comunitárias.
A Associação H2N tem como foco a comunicação de base comunitária, mídias de massa, comunicação digital e advocacia para efectuar mudanças sociais e comportamentais a longo prazo. A organização promove saúde e bem-estar, igualdade de género, engajamento juvenil, participação cívica e inclusão, facilitando a adopção inclusiva de tecnologias digitais de multimídia por meio de uma série de actividades programáticas, recursos internos e múltiplos canais de comunicação.
A H2N trabalha com uma extensa rede de estações de rádio comunitárias em todo o país, alcançando inúmeros cidadãos, principalmente rurais, com poucas fontes alternativas de informação. A organização também se centra na formação de jovens para liderar o processo de mudança por meio de comunicação de massa, redes de comunicação de género, rádios comunitárias e grupos de vídeo comunitários.
É importante destacar que são atribuições do INTIC a Gestão da Internet em Moçambique e a Elaboração e Implementação de uma agenda Digital Nacional.
Comments are closed here.