Uma operação coordenada de aplicação da lei em 25 países africanos levou à prisão de 14 suspeitos de cibercriminosos, anunciou a INTERPOL na sexta-feira, 18 de Agosto. A operação, realizada em parceria com a AFRIPOL, permitiu aos investigadores identificarem 20.674 redes cibernéticas ligadas a perdas financeiras de mais de US$ 40 milhões.
Vários suspeitos foram presos em diversos países. Em Camarões, três suspeitos foram presos em conexão com um golpe online que envolveu a venda fraudulenta de obras de arte no valor de US$ 850.000. Outro suspeito foi preso na Nigéria por fraudar uma vítima gambiana, 11 indivíduos também presos no desmantelamento de um mercado da dark web da Eritréia especializado na venda de ferramentas de hackers e ofertas de crimes cibernéticos como serviço (CaaS), bem como mais de 200.000 peças de infraestrutura maliciosa.
Ainda nesta campanha, foram presas mais duas mulas de dinheiro ligadas a golpes iniciados por meio de plataformas de mensagens.
“A operação de quatro meses do Africa Cyber Surge II foi lançada em abril de 2023 e focada na identificação de cibercriminosos e infra-estrutura comprometida”, disse a agência.
Para mais informações aceda a este link: The hacker news
Comments are closed here.