No decurso do Fórum de Governação da Internet em Moçambique 2022, na cidade de Maputo, os coautores Henriques M. Marcelino, PhD EEI em Cibersegurança e Ivo Penicela Maia, Mestre em Informática, apresentaram um estudo sobre Indústria Digital na dinâmica da economia: desafios e impacto no uso das startups fintech em Moçambique.
Trata se de um estudo que tem como objectivo apresentar os desafios dos startups fintech relacionado a mecanismos regulatórios, a fraca infraestrutura digital, a falta de literacia digital, dificuldades ao investimento em infraestruturas digitais e a questão de cibersegurança.
No estudo, os coautores mostram os resultados encontrados na pesquisa sobre os desafios e impacto no uso das tecnologias digitais nos serviços financeiros em Moçambique bem como a importância desta indústria financeira para a promoção do mercado dos negócios e da dinamização da economia; Das conclusões encontradas, eles sublinham que as fintechs mudaram as vidas das pessoas; reduziram a inquietação aos serviços bancários e alavancaram o poder de compra, o acesso ou distribuição dos produtos em diversas áreas e zonas no País. Acrescentam ainda que as Fintechs trouxeram soluções para absorver nichos de mercados renegados pelos bancos tradicionais.
Comments are closed here.