Entre burlas e IA, a Internet está (mesmo) mais segura? Como fugir às “armadilhas” e reforçar a protecção online

Entre burlas e IA, a Internet está (mesmo) mais segura? Como fugir às “armadilhas” e reforçar a protecção online

À medida que os esquemas de burla continuam a dominar no panorama da cibersegurança, acompanhados por novas ameaças “alimentadas” por IA, o Dia da Internet Mais Segura volta a servir como um alerta para a necessidade de reforçar a protecção no mundo digital.

Segundo dados da Linha Internet Segura (LIS), em 2025 foram recebidos 949 casos de cibercrime, num aumento de 39% em comparação com o ano anterior. Citada pela Lusa, Carolina Soares, gestora da LIS, afirma que os casos de burla e de extorsão são os dois crimes mais reportados.

A responsável detalha que muitas das situações registadas começam em redes sociais como Facebook, Instagram, Snapchat ou X, com a “esmagadora maioria” a ter também uma tendência para avançar para outras plataformas, sobretudo para aquelas em que as comunicações são encriptadas, como é o caso do WhatsApp. 

Visite o site para mais informações: https://tek.sapo.pt/noticias/internet/artigos/entre-burlas-e-ia-a-internet-esta-mesmo-mais-segura-como-fugir-as-armadilhas-e-reforcar-a-protecao-online

Comments are closed here.