Decorre desde ontem, (segunda-feira), 19 de Agosto corrente, na Escola de Comunicação e Artes (ECA), Campus Principal da Universidade Eduardo Mondlane, cidade de Maputo, o IV Conselho Coordenador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), evento que visa avaliar o desempenho do sector de ciência, tecnologia e Ensino superior no âmbito da implementação do PQG (2020-2024) incluindo a mensuração dos resultados, impacto e perspectivar o próximo ciclo de governação.
Subordinado ao lema: Conhecimento científico e inovação na era digital, impulsionando o desenvolvimento sustentável”, a magna reunião tem duração de dois dias, e vai reflectir sobre os seguintes pontos:
(i) Balanço dos Resultados e Realizações do Quinquénio, 2020-2024 nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); e Ensino Superior;
(ii) Ponto de Situação do Programa um Computador por Estudante do Ensino Superior;
(iii) Proposta da Matriz das Linhas Estratégicas do Plano Quinquenal do Governo 2025-2029 (PQG 2025-2029) do Sector da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior;
(iv) Proposta do Plano de Actividades (PdAO) e Plano Económico e Social (PESOE) 2025 do Sector da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior;
(v) Entre outros.
Participarão no evento em apreço, membros do Conselho Consultivo do Ministro, Directores dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais (SPAS), Chefes de Departamento Central, representantes de instituições de Investigação e do Ensino Superior, entre outros convidados.
O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, INTIC, IP. é representado no evento pelo PCA, Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane, na qualidade de membro do Conselho Consultivo do MCTES.
É de frisar, que o Conselho Coordenador é um Órgão Consultivo convocado e dirigido pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através do qual, coordena, planifica e controla a acção conjunta das estruturas centrais e locais do Ministério, e reúne ordinariamente uma vez por ano e, extraordinariamente, quando autorizado pelo Presidente da República.
Comments are closed here.