COMUNICADO SOBRE CONTAS FALSAS NAS REDES SOCIAIS

COMUNICADO SOBRE CONTAS FALSAS NAS REDES SOCIAIS

O Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação, Instituto Público (INTIC, IP), através do CSIRT Nacional (nCSIRT), vem por este meio alertar o público em geral sobre a existência de contas falsas nas redes sociais. Estas campanhas do tipo SCAM e PHISHING tem tido como principal público alvo altos quadros e dirigentes do Governo de Moçambique, e figuras proeminentes do nosso tecido político e social.

Essas contas falsas têm sido utilizadas para abusos e práticas ilícitas, incluindo:
• Crimes contra a honra, a reputação e o bom nome (imagem), através da difamação e calunia;
• Falsificação de identidade e uso indevido da imagem;
• Divulgação de informações falsas que comprometem a integridade das instituições do Estado, do sector privado e da vida privada do cidadão;
• Burla, extorsão e entre outros actos ilícitos.

As práticas negativas acima registadas pelo CSIRT Nacional ocorrem com maior frequência em Moçambique nas plataformas das redes sociais como o Facebook e Instagram, a circulação de informação dos perfis falsos são rapidamente partilhados na plataforma Whatsapp.

O CSIRT Nacional vem, através desta, alertar o cidadão e as instituições para um maior cuidado na observância dos perfis nas redes sociais e na denuncia imediata dos perfis falsos às autoridades competentes e à própria plataforma. A comunicação oficial do CSIRT Nacional relativa ao tratamento deste tipo de incidentes de segurança cibernética será feita pelos canais de comunicação actualmente disponíveis (e-mail, Página web, Facebook, LinkedIn).
O INTIC, IP, através do CSIRT Nacional, está a proceder no sentido de identificar, denunciar e remover as contas falsas, em estreita articulação com os operadores das plataformas digitais e com as entidades vítimas destas práticas negativas, e a juntar as evidências electrónicas associadas para posterior encaminhamento às autoridades de investigação criminal e da manutenção da lei e ordem para o devido seguimento.

O CSIRT Nacional tem o seguinte endereço de e-mail reportar@csirt.mz, para a denúncia e solicitação de apoio técnico referente a casos similares aos tratados neste documento.

Para apoiar o cidadão e as instituições, e facilitar a identificação de perfis falsos nas plataformas de redes sociais acima referidas, o INTIC, através do CSIRT Nacional, elaborou o “Guião de Identificação de Perfis Falsos nas Redes Sociais”, que está disponível no site do CSIRT Nacional através da seguinte url: https://ncsirt.mz/documentos/ e no site do INTIC através da seguinte url: https://intic.gov.mz.

Gostaríamos de pedir a colaboração de todos para garantir a segurança em ambientes digitais, e na promoção do uso das plataformas digitais, em particular as redes sociais, na veiculação da verdade e no estabelecimento da confiança necessária para o uso seguro destas pelo cidadão, pelas instituições do sector público e privado e da academia.

Comments are closed here.