INTIC defende transformação digital como chave para a competitividade empresarial

INTIC defende transformação digital como chave para a competitividade empresarial


O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) participou, no dia 14 de Agosto, do Iº Congresso de Governação Corporativa de Moçambique, realizado no Centro de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, onde destacou o papel das tecnologias digitais na modernização e competitividade das empresas.


O Presidente do Conselho de Administração do INTIC, Eng.º Lourino Chemane, representou a instituição como orador no 3º Painel de Discussão, subordinado ao tema “O Papel das Tecnologias na Transformação Digital das Empresas”. Na sua intervenção, abordou o “Impacto da Transformação Digital: Tendências e Desafios de Transformação Digital nos Modelos de Negócio”.

 Chemane sublinhou a importância da transformação digital na reestruturação orgânica das empresas, defendendo a integração de áreas como compliance, gestão de riscos, governação de dados, segurança cibernética, protecção de dados, inteligência artificial e business intelligence nos organogramas corporativos.

Falou ainda das novas oportunidades de mercado, como serviços de segurança cibernética, soluções em computação em nuvem, centros de dados e indústria de DNS. Sublinhou igualmente a necessidade de capacitação contínua em TIC, certificação técnica, bem como a valorização de recursos humanos especializados para responder às exigências legais e técnicas da actualidade.

Chemane chamou atenção para os instrumentos legais e regulamentares em processo de elaboração, com destaque para a Proposta de Lei de Crimes Cibernéticos, a Proposta de Lei de Segurança Cibernética, a Proposta de Lei de Protecção de Dados Pessoais, bem como Propostas de regulamentos ligados ao governo electrónico, comércio electrónico e desenvolvimento de plataformas digitais.

Segundo afirmou, “as empresas que se adaptarem rapidamente às exigências legais e tecnológicas terão uma vantagem competitiva no mercado”.

O evento reuniu diversos actores da esfera empresarial e institucional, que discutiram caminhos para uma governação corporativa mais robusta, tendo as tecnologias digitais como alicerce de uma nova lógica organizacional em Moçambique.

Comments are closed here.