De acordo com o jornal Observador, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) publicou uma das primeiras resoluções internacionais relaccionadas a inteligência artificial (IA). Apresentada pelos Estados Unidos com o apoio de 120 estados-membros, a directriz busca promover o desenvolvimento de sistemas seguros e confiáveis, que beneficiem o desenvolvimento sustentável, respeitem os direitos humanos e protejam a privacidade das pessoas.
Segundo o Jornal, o documento, intitulado como “Aproveitar as oportunidades de sistemas de inteligência artificial seguros, protegidos e confiáveis para o desenvolvimento sustentável”, foi aprovado na assembleia com unanimidade nesta quinta-feira (21).
A resolução é fruto do avanço vertiginoso da inteligência artificial nos últimos meses, especialmente após o “boom” do ChatGPT no começo de 2023. Com a decisão, a ONU faz um apelo aos Estados-Membros e empresas a se absterem de utilizar plataformas que sejam impossíveis de operar em conformidade com o direito internacional dos direitos humanos ou que representem riscos indevidos para o gozo dos direitos humanos.
Para mais informações, acede neste link: https://observador.pt/2024/03/21/onu-aprova-primeira-resolucao-para-inteligencia-artificial-mais-segura-e-fiavel/
Comments are closed here.