4ª Edição do FGIMz-2025 – SESSÃO 2: “Certificação Digital: Garantindo a Integridade e Autenticidade de Documentos Electrónicos e Identidade Electrónica na Internet”
A segunda sessão da 4ª Edição do Fórum da Governação da Internet foi moderada por Dra. Inalda Ernesto do Instituto Nacional do Governo Eletrónico (INAGE) e teve como oradores, o Prof. Doutor Frederico Schardong, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul no Brasil, o Eng. Laisse Mucavele, Director da Divisão de Licenciamento e Certificação no INTIC, Ms Sakshi Ojha da Step Innovations Africa. A STEP é parceira implementadora do MOSIP e OpenG2P, do India Stack, com foco especializado em Identidade Digital e sistemas financeiros.
A oradora disse que a STEP está na vanguarda da inovação, promovendo mudanças impactantes. “Nosso Laboratório de Inovação aproveita tecnologias de ponta, como IA, aprendizado de máquina, Deep Learning e IoT, para oferecer soluções transformadoras. Esta entidade já implentou em mocambique, concretamente na provincia de manica o projecto dedigitalizacao para o sector da agricultura, onde apoia agentes de extensão agricola, onde criou uma base de dadaois de agricolotores locais e promoveu capacitações para doptar os agricultores de ferramentas para o acesso a infomacao para exploração de mercados digitais.



Frederico Schardong trouxe a Experiência do Brasil no processo de certificação digital e identidade, falou da implementação da certificação digital e do sistema de identidade electrónica, destacou os avanços, os desafios enfrentados e as lições que podem ser úteis para outros países. Explicou os mecanismos usados pelo Brasil na autenticação digital, a actuação da ICP-Brasil (Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira) e o impacto dessas tecnologias na segurança, eficiência e modernização dos serviços públicos e privados.
Laisse falou da Operacionalização do Sistema de Certificação Digital em Moçambique, apresentou o processo do estabelecimento do Sistema de Certificação Digital em Moçambique, seu estágio, os marcos regulatórios na modernização dos serviços públicos, na promoção da segurança nas transacções electrónicas e na construção da confiança no ecossistema digital nacional.
Comments are closed here.